Seg, 13 de julho de 2020, 23:02

Colégio de Aplicação da UFS se destaca no ENEM 2019
CODAP é a segunda colocada entre as escolas públicas do Estado

Diferentes consultorias tabularam os dados brutos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgaram um ranking de desempenho de escolas públicas e particulares de todo o país no Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem), levando em consideração as médias das provas objetivas e da redação.

De acordo com a tabulação feita pela Folha de São Paulo¹, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) ficou na 2ª posição entre as escolas públicas sergipanas, obtendo uma média de 551,75 na prova objetiva e 750,83 na redação. Por áreas de conhecimento, as médias foram: Ciências da natureza: 512,93; Ciências humanas: 555,01; Linguagens: 561,78; e Matemática: 577,28.

Créditos: arquivo do CODAP

A professora Christiane Ramos Donato, vice-diretora do Codap, destaca que “nosso resultado provém de um trabalho de longo prazo, de docentes e equipe técnica qualificada e engajada para acolher, da melhor maneira possível, nossos corpo discente. A formação dos estudantes do Codap ultrapassa a sala de aula e a visão específica para o Enem, incentivando-os e preparando-os para serem atuantes na sociedade em que se inserirem e realizando-os pessoal e profissionalmente. Desde o ingresso no sexto ano, a base de conteúdos, competências e habilidades é trabalhada progressivamente e incentiva a interligação de conhecimentos, criticidade, criatividade e protagonismo juvenil em todas as séries. Assim, são os trabalhos integrados do corpo técnico e docente, ações de ensino, pesquisa e extensão que viabilizam a experiência de formar para a vida e, ao mesmo tempo, deixar nossos estudantes confiantes para realizarem avaliações externas, como o Enem”.

Para o professor Carlos Alberto Barreto, coordenador do projeto de atividades pedagógicas para a 3ª série do Ensino Médio do Codap/UFS, esse resultado é fruto do “trabalho realizado por toda equipe de profissionais do CODAP/UFS, que proporciona aos nossos alunos a oportunidade de visualizarem o mundo com consciência crítica e de alcançarem grandes resultados, inclusive no ENEM, e as atividades pedagógicas realizadas para a 3ª série com os simulados e o ECODAP dão uma grande contribuição para esse sucesso”.

Créditos: imagens cedidas pelos estudantes

Rogenieliton Ruan Silva Santos, que estudou todo seu Ensino Fundamental e Médio no Codap/UFS e foi aprovado em Geografia Licenciatura (UFS) em 2019, afirma: “a base que tive para o Enem foi a que adquiri estudando no Codap/UFS, além das lições que levarei para o resto da vida”. Luany de Assis Estrela, aprovada em Direito (UFS), reconhece: “o Codap foi de suma importância para adquirir conhecimentos e me preparar para o Enem, me trazendo confiança e conseguindo a aprovação no curso desejado. Obrigada, Codap!”. Já José Lucas de Jesus Santos, aprovado em Engenharia Eletrônica (UFS), garante: “o Codap foi a peça mais importante para a minha aprovação, visto que, desde que entrei no 6º ano do Ensino Fundamental, ele sempre ofertou projetos, inclusive na 3ª série do Ensino Médio. Só tenho a agradecer ao Codap e aos professores por ter me proporcionado tudo isso”.

Além dos cursos dos aprovados citados, Geografia Licenciatura, Direito e Engenharia Eletrônica, o Codap/UFS, através do Enem 2019, também teve aprovações em Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Design, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Física Médica, Fonoaudiologia, História, Letras Português / Espanhol, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Publicidade e Propaganda e Sistema de Informação.

Vale ressaltar que o Enem não objetiva avaliar as escolas, mas sim a proficiência dos estudantes por área de conhecimento. Nesse sentido, o Codap/UFS procura focar na formação integral dos seus estudantes e o Enem é apenas uma das referências da nossa prática pedagógica. Durante todo processo de formação do seu corpo discente, a escola se preocupa em oferecer uma educação pública de qualidade e colaborar no desenvolvimento de cidadãos críticos, éticos e autônomos, formando-os para além do Enem, para a vida.

Para mais informações sobre a tabulação, metodologia utilizada e resultados obtidos pela Folha de São Paulo, clicar AQUI¹. Acesso em: 12 jul. 2020.

Texto elaborado por:

Comissão de Comunicação do CODAP