Dom, 20 de setembro de 2020, 18:34

Projeto de atividades pedagógicas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS
Orientações dos simulados para turmas das terceiras séries do Ensino Médio

Caríssimos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio do CODAP/UFS,

No período de 5 a 19 de outubro iremos realizar duas ações ligadas ao “Projeto de atividades pedagógicas para o 3º ano do Ensino Médio do CODAP/UFS”, os simulados e o ECODAP. Nesta quinzena, vocês terão um horário específico, diferente do que vem sendo utilizado semanalmente e participarão apenas das ações propostas pelo referido projeto.

Seguem, datas e horários das ações pedagógicas:

SIMULADOS ON-LINE:

Datas e horários dos simulados on-line

- Simulado de Redação (05 de outubro, das 14h às 18h)

- Simulado de Ciências Exatas e da Natureza (06 de outubro, das 14h às 18h)

- Simulado de Ciências Humanas (08 de outubro, das 14h às 18h)

- Simulado de Linguagens e Códigos (09 de outubro, das 14h às 18h)

• Cada simulado on-line será enviado às 14h em formato de PDF, via e-mail e WhatsApp (por meio do número da Instituição). Vocês terão até às 18h do mesmo dia para enviar o resultado (Redação ou Gabarito).
  • O gabarito deve ser enviado via Google Formulário por meio do link que seguirá conjuntamente com as questões do simulado;
  • O gabarito oficial comentado de cada simulado on-line será enviado às 19h do mesmo dia de sua realização.

Observações importantes

• Cada professor é responsável por informar a vocês os conteúdos que serão abordados no simulado da disciplina de sua responsabilidade;
  • Cada simulado terá 40 questões.

ECODAP

A semana do ECODAP consiste na realização de atividades, de preferência interdisciplinares. Para esta semana é criado um calendário com dia e horário de cada atividade que será realizada ou pelos professores, e/ou pelos alunos e/ou por convidados.

O nome ECODAP surgiu pensando-se numa programação especial para as turmas do 3º ano do Ensino Médio, como estratégia motivacional e de valorização do que está sendo realizado para eles e também por eles. A intenção não é revisar, nem parar para falar somente do ENEM nesta semana, pois há uma preparação do aluno desde sua chegada na escola, não só para este exame, mas para a vida e experiências que se depararão dentro e fora do contexto acadêmico.

E, vendo alguns significados da palavra ECO, há aquele utilizado na Física para “ressonância”. No entanto, existem sentidos figurados para o termo, como “repercussão”, “consequência”, “marca deixada por alguém devido aos seus feitos ou às suas qualidades”; “memória”, “recordação” “encontrar/ter eco: encontrar/ter apoio, ser bem recebido”. Se pensarmos no sentido figurado, há coerência com o que se pretende fazer nesta semana. Não só revisar alguns conteúdos ou estratégias, mas considerar as marcas deixadas durante todo o aprendizado, como tudo repercutiu, visitar as memórias, encontrar apoio e ser bem recebido pelos professores, entre outras coisas mais.

Por fim, o ECODAP, faz um neologismo com as palavras ECO e CODAP, além da expressão “É CODAP!”.

Nesta primeira edição do ano letivo de 2020, o ECODAP ocorrerá nos dias de 13 a 16 de outubro e será organizado interdisciplinarmente por áreas do conhecimento, da seguinte forma:

Datas

13 de outubro: Área de Linguagens e Códigos;

14 de outubro: Área de Ciências Humanas;

15 de outubro: DIA DO PROFESSOR;

16 de outubro: Área de Ciências Exatas e da Natureza.

Todas as ações do ECODAP ocorrerão no turno vespertino e terão seu cronograma detalhado de atividades publicado posteriormente. E você, aluno e aluna, que deseja realizar algo nesta semana, individualmente ou coletivamente, pode entrar em contato com qualquer um dos professores.

Texto elaborado por:

Carlos Alberto Barreto (Coordenador do projeto)

Ecodap
Atualizado em: Seg, 21 de setembro de 2020, 09:01