Sex, 20 de novembro de 2020, 19:14

Colégio de Aplicação conquista dois prêmios na 8ª FEBRAT
Primeiro colocado ganha bolsa de Iniciação Científica Júnior e classificação para evento na Colômbia

O Codap conquistou dois prêmios na 8ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, excepcionalmente, este ano, de maneira remota. Organizada pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, a feira busca divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos por alunos da Educação Básica e da Educação Profissional e Tecnológica. As duas conquistas do Colégio de Aplicação da UFS foram de trabalhos da área de Humanas.

Desenvolvido pela aluna do nono ano Melissa Lima Sá, e orientado pela professora de língua portuguesa Éccia Alécia Barreto, o trabalho “Variação linguística na escola: uma investigação no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe” conquistou o primeiro lugar na categoria B - Humanas, que engloba as áreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, linguística, letras e artes.

Para a estudante, que é bolsista de Iniciação Científica Júnior, essa produção abriu novos horizontes. “Foi por causa desse trabalho que comecei a gostar de pesquisar, escrever e debater sobre minhas opiniões”, conta. Além disso, ressalta a importância do reconhecimento do pesquisa. “Mostra também que vale a pena investir em nós, na educação pública e nos projetos de pesquisa que desenvolvemos”, aponta Melissa.

O projeto objetiva avaliar como o ambiente escolar do Codap se comporta diante da variação linguística e leva à comunidade em geral conhecimento sobre o tema. A proposta buscou ser divertida e dinâmica, através da criação e aplicação de jogos em oficinas, aulas, feiras e em eventos.

A iniciativa foi muito elogiada durante a premiação por sua relevância no contexto atual. “Ela coloca em questão um preconceito que muito mais do que linguístico, é social”, declara o professor e presidente da Comissão da VIII FEBRAT Evaldo Balbino da Silva.

Entre os prêmios recebidos, estão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior com duração de um ano, a assinatura de uma revista especializada e a participação na Feira Parque Explora em Medellín, na Colômbia. “Nós estamos muito felizes e animadas com a possibilidade de poder representar o Codap nesse evento internacional”, comemora a professora Éccia Barreto.

A participação em eventos de divulgação do conhecimento científico é muito importante e estimulada pelos professores do Codap. “Sempre que puder, quero estar envolvida com meus alunos para que eles possam vivenciar esse mundo da pesquisa agora, não somente quando estiverem na graduação”, conta a docente.

A outra premiação foi concedida ao trabalho “Implementação de políticas públicas ambientais na Região Metropolitana de Aracaju: uma investigação no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe”, desenvolvido pelas alunas do nono ano Dayane Letícia, Lara Matos, Lorena Belisa, Maria Eduarda e Maria Luiza, e pela professora de física Tâmara Sibele dos Santos.

A pesquisa, que conquistou o 3º lugar também na categoria B - Humanas, foi desenvolvida durante o projeto de extensão "A Casa como Ambiente de Aprendizagem: construindo caminho investigados". “Ele nasceu devido à necessidade de interagir e refletir sobre as experiências vividas no isolamento social”, relata a professora Tâmara.
Com o tema de políticas públicas ambientais, o trabalho foi a primeira experiência de apresentação das alunas em evento. “Ficamos super orgulhosos com a dedicação e esforço que elas tiveram e de como elas progrediram durante esse processo”, pontua Tâmara.

Para saber mais sobre os trabalhos premiados, acesse os sites dos Diários de Bordo:

Texto elaborado por:

Bianca Machado, sob supervisão de Marcílio Costa

Banner do trabalho "Variação Linguística"
Atualizado em: Ter, 24 de novembro de 2020, 13:27