Seg, 01 de março de 2021, 09:04

Servidores do CODAP têm livros recomendados para publicação da Editora UFS
O edital para livros digitais prevê lançamento das obras para dezembro de 2021

O Programa Editorial da UFS selecionou 30 obras para serem recomendadas à publicação pela Editora UFS, através do edital 001/2020 – Livros Digitais. Dentre elas, três são organizadas por servidores do Codap. Os livros abordam temas relacionados à educação, ciências e línguas e têm previsão para lançamento em dezembro de 2021.

Entre os selecionados, o livro “Interfaces Do Colégio De Aplicação – UFS: Formação Docente e Práticas Interdisciplinares” obteve a nota máxima e ficou em segundo lugar nas recomendações para publicação. Organizada pelos professores Andreza Santos Cruz Maynard, Antônio Carlos Silva Júnior e Silvânia da Silva Costa, a obra trata do Codap como espaço de formação de docentes de diferentes áreas. “A obra também ratifica o papel político e pedagógico da escola pública e dos docentes da Educação Básica”, conta o professor Antônio Carlos.

Outro livro selecionado foi “O Idioma Sem Fronteiras no Nordeste: Caminhos e Reflexões”. A obra inclui artigos do NucLi (Núcleo de Línguas do IsF) da UFS, assim como contribuições da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal da Bahia. “[É] uma projeção não só do programa, mas da própria universidade e de ações que foram desenvolvidas na IES”, descreve o professor Rodrigo Belfort, um dos organizadores do título.

A terceira obra organizada por docentes do Colégio e indicado no edital foi “Águas De Sergipe: Meandros Interdisciplinares”. O livro recebeu a recomendação para publicação, porém com restrições. É comum que sejam solicitadas revisões por parte dos pareceristas”, explica o professor Jailton de Jesus Costa, um dos organizadores.

Para o Colégio, as três indicações são importantes para o reconhecimento do trabalho desenvolvido por seus servidores para a sociedade em geral. “É divulgação para mostrar o que temos feito, como trabalhamos, e servir de apoio para além do Colégio de Aplicação”, declara a vice-diretora Christiane Donato.

Conheça os livros selecionados:

“Interfaces Do Colégio De Aplicação – UFS: Formação Docente e Práticas Interdisciplinares”, organizado por Andreza Santos Cruz Maynard, Antônio Carlos Silva Júnior e Silvânia da Silva Costa

Co-organizador da obra, o professor Antônio Carlos Silva conta sobre a obra selecionada em segundo lugar no edital 2020/01 da Editora UFS e que recebeu nota máxima (100,00) para recomendação.

Qual é o tema central do livro?

Antônio Carlos Silva Júnior: O livro coloca em evidência o papel do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) como espaço que contribui para a formação de docentes de diferentes licenciaturas e realiza múltiplas práticas interdisciplinares.

Você poderia falar um pouco sobre a obra?

A.C.S.J.: A obra está dividida em duas partes, a primeira tem como foco a “Formação Docente” e apresenta diferentes experiências realizadas no Codap/UFS através do Estágio Curricular e programas como o PIBID, Residência Pedagógica e Apoio Pedagógico; a segunda parte é dedicada às “Práticas Interdisciplinares” que são desenvolvidas no contexto da escola em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Qual é a sua importância para o meio acadêmico?

A.C.S.J.: Os textos presentes no livro poderão ser utilizados como referências no que concerne à formação inicial de docentes no contexto da Educação Básica e ao trabalho interdisciplinar no desenvolvimento de diferentes práticas. Além disso, a obra ratifica o papel político e pedagógico da escola pública e dos docentes da Educação Básica.

O Idioma Sem Fronteiras no Nordeste: Caminhos e Reflexões”, organizado por Rodrigo Belfort Gomes e Elaine Maria Santos (Departamento de Letras Estrangeiras)
Recomendado para publicação com nota 95,00, o livro é o 15º na lista dos selecionados e fala sobre o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) com o nordeste como recorte geográfico. O professor de língua inglesa do Codap e organizador do livro Rodrigo Belfort, conta mais sobre a obra:

Qual é o tema central do livro?

Rodrigo Belfort Gomes: Discussões e resultados do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), no contexto do Nordeste brasileiro

Você poderia falar um pouco sobre o conteúdo da obra?

R.B.G.: O livro trata do Programa Idiomas sem Fronteiras no contexto do Nordeste brasileiro, destacando contribuições importantes para a formação de professores e de pesquisadores para a área de ensino de línguas, com foco na internacionalização. Este e-book apresenta 10 artigos, sendo 5 escritos pelo NucLi (Núcleo de Línguas do IsF) da Universidade Federal de Sergipe, dois da Universidade Federal do Piauí, um da Universidade Federal de Alagoas, um da Universidade Federal da Paraíba e outro da Universidade Federal da Bahia. No decorrer da obra, foram levantados resultados do programa, o processo de produção de material didático, a formação de professores, competências e desafios socioculturais enfrentados, Projetos de IC desenvolvidos sobre o programa e questões teórico-metodológicas relacionadas aos processos formativos desenvolvidos em diversos NucLis.

Qual é a importância dessa seleção para publicação?

R.B.G.: Ter possibilitado a publicação de um livro do Idiomas sem Fronteiras, pela editora da UFS, com uma projeção não só do programa, mas da própria universidade e de ações que foram desenvolvidas na IES.

“Águas De Sergipe: Meandros Interdisciplinares”, organizado por Luiz Ricardo Oliveira Santos e Jailton De Jesus Costa

Organizado pelo professor de geografia Jailton de Jesus Costa e seu orientando de doutorado em Meio Ambiente Luiz Ricardo Santos, o livro recebeu nota 95,00 e foi recomendado com restrições. Docente do Codap, Jailton conta mais sobre a obra e explica a observação da recomendação.

Qual é o tema central do livro?

Jailton de Jesus Costa: O tema central se pauta nas águas de Sergipe, como o próprio nome indica. As inter-relações que as diversas ciências e sociedades possuem com esse elemento da natureza, podendo ser uma abordagem mais técnica ou os diferentes modos de vida que as águas possibilitam, seja no turismo, lazer e até mesmo para a saúde.

Você poderia falar um pouco sobre o conteúdo da obra?

J.J.C: O livro é uma reunião de estudos desenvolvidos por diversas áreas. Foram convidados pesquisadores que desempenham pesquisas que envolvem o tema central da obra e eles escreveram sobre as inter-relações mencionadas anteriormente. O resultado é uma obra interdisciplinar que aborda esse elemento de diferentes formas, mas que consegue, ao mesmo tempo, ter uma conexão entre cada capítulo.

Por que a obra foi ‘recomendada com restrições’?

J.J.C: No universo científico, quando uma obra é revisada por pares, é comum que sejam solicitadas revisões por parte dos pareceristas. Questões que variam desde adequação da linguagem a procedimentos metodológicos. Nesse caso específico, eram adequações de grandezas físicas, coisas simples para facilitar o entendimento do/a leitor/a. O termo restrições, na verdade, se referia a “revisões necessárias”.

Qual é a importância dessa publicação para o meio acadêmico e para os organizadores?

J.J.C: Por se tratar de uma obra que aborda um elemento vital e que compila estudos de diferentes pesquisadores/as sergipanos/as, cada qual em sua área de atuação, poderá fornecer subsídios para que mais pessoas que se interessem pelo tema, seja por questões acadêmicas ou por aprofundamento pessoal, possam buscar elementos para conhecer nossos bens hídricos. Assim, essa é a primeira obra de uma coletânea que abordará diversos outros estudos que tracem essas relações.


Codap  16

Texto elaborado por:

Bianca Machado, sob supervisão de Marcílio Costa


Atualizado em: Seg, 01 de março de 2021, 10:08
Notícias UFS