Ter, 20 de julho de 2021, 19:50

Publicação de Livro Digital
Do Rock à Literatura: reflexões sobre História e Cultura

Comunicamos o lançamento da obra “Do Rock à Literatura: reflexões sobre História e Cultura”, lançada em julho de 2021, pela Editora UFS e organizada pela Profª. Mª. Mônica Porto Apenburg Trindade, docente substituta de História do Colégio de Aplicação (CODAP/UFS) e pelo Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (DHI/UFS).

Disponível em formato digital (e-book) o livro reúne trabalhos que refletem sobre as relações entre História e Cultura. Os textos resultam dos diversos debates realizados no âmbito do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), sediado na Universidade Federal de Sergipe. Refletir acerca dos diálogos entre História e Cultura se caracteriza como uma forma de expansão da nossa percepção para as múltiplas maneiras de expressão dos indivíduos na sociedade.

Diante disso, a coletânea visa oportunizar ao leitor reflexões sobre ciência, política e cultura através de variadas percepções em torno da literatura, das histórias em quadrinhos e da música contemporânea. Dividido em seis capítulos, os três primeiros oferecem ao leitor uma gama de possibilidades graças à interação entre história e música, que vão desde os procedimentos metodológicos específicos para se estudar a música enquanto fonte histórica, perpassando pelo caráter intelectual apresentado através das canções de rock, sobretudo durante a Guerra Fria (1947 – 1991), e culminando na análise das questões em torno do rock neofascista e sua atuação no tempo presente.

Enquanto isso, o diálogo entre História e Cultura permanece nos três últimos capítulos do livro. Dessa feita, os textos abordam a história em quadrinhos enquanto instrumento para a construção do projeto de nação durante a década de 1950 no Brasil; tocam ainda em aspectos referentes às obras literárias como fontes significativas para termos acesso a representações do passado de uma determinada sociedade; e, no último capítulo, a coletânea apresenta ao leitor uma reflexão em torno das críticas ao mundo científico durante o século XIX e que continuaram influenciando ainda o século posterior, através da literatura à época.

Por fim, esperamos que todas/os desfrutem de uma boa leitura!

Download do livro "Do Rock à Literatura: reflexões sobre História e Cultura"

Texto elaborado por

Mônica Porto Apenburg Trindade