Qui, 30 de setembro de 2021, 22:27

Podcast elaborado por alunos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química
RP CODAP

A depressão é uma doença causada pelo desequilíbrio de alguns neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem estar e alegria. Podemos citar como exemplo a dopamina, serotonina e a noradrenalina, respectivamente. Os sintomas da depressão podem ser emocionais ou físicos. Como sintomas emocionais podemos citar uma tristeza persistente, perda de interesse por atividades que antes empolgavam e uma dificuldade constante para sentir emoções positivas. Insônia, cansaço e alterações no apetite podem ser considerados sintomas físicos.

A serotonina e noradrenalina influenciam múltiplos aspectos relacionados com o comportamento, como a memória, a aprendizagem, o sono, a dor e humor. Nosso cérebro se comunica dentro dele mesmo e com outras partes do corpo através dos neurônios. As ligações feitas entre os neurônios são chamadas de sinapse, onde há pequenos espaços que permitem a passagem dos neurotransmissores.

Esse podcast foi elaborado por alunos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da Universidade Federal Sergipe e tem como principal objetivo alertar sobre os sintomas e cuidados relacionados à depressão, bem como associar esses relatos com aspectos químicos.

O Podcast foi elaborado no mês de setembro fazendo menção ao Setembro Amarelo, mês que enfatiza o combate ao suicídio. Esse trabalho foi monitorado por um docente do Codap, Prof. Dr. Wesley Gomes, o qual é atualmente preceptor do Programa de Residência Pedagógica da UFS.

Acesse AQUI o Podcast

Photo 2021 09 29 09 08 00