Seg, 04 de outubro de 2021, 16:06

Homenagem à professora aposentada Silaine Maria Gomes Borges
Silaine Maria Gomes Borges
Design sem nome  46

Vitória, emoção, alegria, trajetória, histórias, marca, vivências, gratidão, saudades, conquista, e profissionalismo são algumas das palavras expressadas a Professora Doutora Silaine Maria Gomes Borges, diante do anúncio de sua aposentadoria, no último dia 29 de setembro de 2021.

Filha de Sr. João e da saudosa Professora “Dona Joaninha”, com quem teve o prazer inigualável de aprender e trabalharem juntas, essa paranaense, nascida em Pitangueiras-PR, contribuiu com a Educação do norte ao sul desse país!

Silaine venceu os desafios na Amazônia, terra ainda pouco explorada e desprovida dos serviços sociais básicos, onde basicamente havia mata fechada, rios e as poucas estradas de terra vermelha, mas não parou por aí, mudou-se com sua família para o Nordeste e foi se especializar em terras ibéricas, cursando Mestrado e Doutorado na Espanha, na Universidad de Extremadura - UEX.

Essa paranaense, de sangue espanhol, enfrentou o mosquito da malária, a febre amarela, a relação difícil com os indígenas, as novas atribuições na UFS e as barreiras linguísticas na Europa, mas não foi somente isso: atuou como Coordenadora da Orientação Pedagógica entre 1999 e 2017, coordenou o Estágio Curricular entre os anos de 1997 a 2013, coordenou o NEPEEB, a JECCCA, foi membro da CPPD e de diversas comissões na UFS.

Uma grande contribuição que merece destaque é a idealização e coordenação do Projeto de Orientação Educacional, inserindo as famílias dos discentes na escola. O projeto objetivava ampliar as relações de respeito, ética e de cidadania, bem como as noções de conscientização e de preservação do meio ambiente, para que essas possam ser realidade diária e constante na vida da Comunidade Escolar do CODAP. O projeto rendeu diversas parcerias, com inúmeras instituições públicas e privadas do Estado de Sergipe.

A autora Márcia Pitta, no seu livro “Curta a vida na Aposentadoria”, expõe que a palavra aposentar não é sinônimo de envelhecer e sim um dos sintomas de vencer. É justamente esse o grande sentimento que deve estar envolto a notícia da aposentadoria: VITÓRIA! Nesses tempos difíceis, estamos aplaudindo os últimos colegas a terem o privilégio de aposentar-se com a paridade e integralidade de seus proventos.

As despedidas são necessárias para que outros reencontros e novas descobertas possam acontecer. Que nessa nova fase, você possa se aproximar de outros bens tão necessários a vida, para além do trabalho: arte, viagens, amigos, família, leituras, filmes, séries, amores e tantas outras incontáveis maravilhas desse planeta.

Agradecemos por todos os ensinamentos, aos longos desses anos! Obrigado por ter escolhido fazer parte da história da UFS e, especialmente, do CODAP.

Te desejamos o melhor que DEUS e o universo possam te oferecer! Saúde! Vida longa! Vida Plena, Professora e querida Silaine! “Há braços”!

Atualizado em: Seg, 08 de novembro de 2021, 22:11