Qua, 27 de abril de 2022, 18:07

Docente do CODAP/UFS é eleita para a Academia de Letras de Aracaju
Andreza Santos Cruz Maynard é professora de História do Colégio de Aplicação

A professora Dra. Andreza Santos Cruz Maynard, docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, foi eleita para a Academia de Letras de Aracaju (ALA). A eleição foi realizada na Biblioteca Pública Epifânio Dória, no dia 19 de abril.


Professora Dra. Andreza Santos Cruz Maynard
Professora Dra. Andreza Santos Cruz Maynard

“Qualquer pessoa pode se inscrever, ou ser indicada para uma das cadeiras vagas. Eu tive a felicidade de ser indicada. Em todo caso, para concorrer é preciso que cinco membros validem a candidatura. A partir de então a candidatura é aceita pelo presidente e a pessoa se torna elegível, podendo haver várias inscrições para a mesma vaga. Em seguida, é estabelecida uma data para a votação. Apenas os membros da Academia de Letras de Aracaju podem votar. O resultado é divulgado no mesmo dia da votação. Os inscritos para a vaga disputada são comunicados do resultado. Em seguida é organizada a posse de quem venceu a eleição”, destaca a notória professora.


Dia da eleição
Dia da eleição

De acordo com a professora, ocupar a cadeira n° 5 - que tem como patrona a memorialista Aurélia Rollemberg - do quadro de membros efetivos da Academia de Letras de Aracaju foi muito gratificante.

“Porque esse é um sinal de reconhecimento da minha trajetória intelectual. Ao longo de anos eu me dediquei a desenvolver pesquisas científicas sobre a História de Aracaju, o que acabou se revertendo na publicação de artigos, livros, palestras e até mesmo na organização de uma exposição museológica. Saber que a Academia de Letras de Aracaju reconheceu que eu sou uma escritora de notório valor é deveras recompensador e me estimula a querer continuar no mesmo caminho”, disse Andreza Maynard.

O coordenador do Centro de Memórias do Colégio de Aplicação do CODAP/UFS (CEMDAP), Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição, diz que “é uma alegria para o Colégio de Aplicação ter a professora Andreza Maynard eleita na Academia de Letras de Aracaju, mantendo, assim, a tradição de representatividade de professoras/pesquisadoras/escritoras do CODAP/UFS, assim como, em outrora, Cléa Brandão, Lígia Pina, Carmelita Pinto Fontes, Conceição Ouro e Therezinha Belém”.


Atualizado em: Qua, 27 de abril de 2022, 18:07
Notícias UFS