Ter, 10 de maio de 2022, 10:42

Colégio de Aplicação da UFS presta homenagem póstuma à professora Iara Mendes Freire
Professora aposentada e ex-diretora do Colégio de Aplicação da UFS

Faleceu, no último dia 6 de maio de 2022, aos 81 anos, Iara Mendes Freire, professora aposentada e ex-diretora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

Fotografia da professora Iara Mendes Freire - Acervo de Helena Mendes (filha da Profa. Iara)

Iara Mendes Freire, nasceu no Município de Porto da Folha, Estado de Sergipe, em 28 de março de 1941, filha de Armando Mendes e Helena Alves Mendes. Casou-se no ano de 1969 com Antônio Rodrigues Freire e teve os filhos Helena Mendes Freire e Armando Mendes Freire.

Banco de Histórias do Colégio de Aplicação. Identidade e pertencimento nas memórias de estudantes e professores (Acervo do CEMDAP)

A formação escolar da Profa. Iara foi marcada pela passagem por tradicionais colégios sergipanos. O Curso Ginasial concluiu no Colégio Jackson de Figueiredo e em seguida cursou e concluiu o Curso Colegial no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. No final dessa formação secundarista, por conta da morte do pai, teve que começar a trabalhar para ajudar no sustento da família, adiando por algum tempo o sonho de cursar o ensino superior. O sonho se concretizou com a formatura no Curso de Licenciatura Plena em Biologia da Universidade Federal de Sergipe.

Iniciou a carreira docente aos 18 anos como professora primária em Escola Isolada e Grupo Escolar e no Curso Ginasial do Atheneu Sergipense. Ainda no ano de 1967, foi convidada pela diretora Lindalva Cardoso Dantas para lecionar no Colégio de Aplicação, iniciando sua trajetória como professora de Biologia nesse estabelecimento que somente se encerraria com a aposentadoria no início dos anos de 1990.

Na década de 60 do século XX, teve sua primeira experiência como gestora escolar como Diretora Assistente do Núcleo Siqueira Campos do Atheneu Sergipense e do “Atheneuzinho”. Em 1967, foi nomeada diretora do Ginásio “Presidente Getúlio Vargas” e no período de 1980 a 1990 dirigiu o Colégio de Aplicação da UFS. Na marcante e sempre lembrada experiência como diretora do CODAP/UFS, entre outras realizações, foi responsável pela transferência da sede do Colégio para o Campus Universitário (1981), a aprovação de um novo regimento escolar e a defesa da permanência do colégio na estrutura da Universidade.

Foram incontáveis os momentos marcantes durante minha vida profissional, que foi exercida com muito amor e dedicação. Obter primeiro lugar em curso e concursos, ter alunos meus classificados, para a Feira de Cientistas do Amanhã realizada em São Paulo [...] , Feira Nacional de Ciências, realizada no Rio de Janeiro, organizar e realizar a I Feira de Ciências do Colégio de Aplicação e depois de Aracaju, ser uma das cinco representantes de Sergipe para fazer um Curso de Inverno instituído pelo CEINE, MEC, UFPE, SECEAL, SUDENE e Fundação Ford [...] , porém, o mais marcante foi o da homenagem, que professores, funcionários e alunos prestaram quando da minha aposentadoria após onze anos, cinco meses e nove dias como diretora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe” (Iara Mendes Freire. Caderno de Memórias, 1992)

No ano de 2018, precisamente no dia 12 de julho, a Profa. Iara Mendes Freire, de forma muito atenciosa, nos honrou com sua presença no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), tempo em que concedeu entrevista para o projeto Composição de “Banco de Histórias” do Colégio de Aplicação (UFS). Combater “silêncios” e “esquecimentos” e preservar a memória institucional. A entrevista completa compõe o Banco de Histórias do Colégio de Aplicação. Identidade e pertencimento nas memórias de professores e estudantes, disponível no acervo do Cemdap para consulta.

Profa. Iara Mendes Freire. Momento da gravação de entrevista (2018) - Acervo do CEMDAP

Normalmente as pessoas passam e são esquecidas [...] com essa entrevista eu sei que uma parte da história do Colégio de Aplicação não será esquecida!” (Iara Mendes Freire. Entrevista, 2018)

Profa. Iara Mendes Freire em visita ao Cemdap (2018) - Acervo do Cemdap

Por fim, registramos esta homenagem institucional, pelos méritos da professora Iara Mendes Freire, por sua dedicação e contribuições para a formação de tantos estudantes e para a história do Colégio de Aplicação e da própria Universidade Federal de Sergipe. Seu legado não será esquecido!

*Texto produzido por Joaquim Tavares da Conceição (Professor do Codap/UFS, coordenador do Cemdap).

Fontes:

Documentos e fotografias do acervo do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS (Cemdap).

FREIRE, Iara Mendes. 2018. Banco de histórias do Colégio de Aplicação da UFS: identidade e pertencimento nas memórias de estudantes e professores. Entrevistadora: Laísa Dias Santos. 12.07.2018. São Cristóvão/SE.

CEMDAP. Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS. Caderno de Memórias 25 Anos (1967-1992): Jubileu de Prata, 1992.

Atualizado em: Ter, 17 de maio de 2022, 14:21