Sex, 04 de novembro de 2022, 11:16

“Isso é Coisa de Pret@”: Branquitudes e racismo: da (de)formação ao enfrentamento
Evento ocorrerá de 16 a 18 de novembro de 2022
Whatsapp image 2022 10 31 at 06.57.55

Desde 2019, a Comissão “Isso é Coisa de Pret@”, constituída por docentes e técnicos/as do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, tem organizado ações pedagógicas voltadas à valorização da cultura afrobrasileira, bem como à construção de um currículo antirracista. Tais atividades culminam com a realização da semana da Consciência Negra. Em 2022, em sua 4ª edição, o evento ocorrerá de 16 a 18 de novembro retornando ao formato presencial e tem como título “Branquitudes e racismo: da (de)formação ao enfrentamento”.

Tal reflexão central constitui uma tentativa de análise sobre as facetas do racismo estrutural e da sua incontornável vinculação ao conjunto de práticas culturais que funcionalizam privilégios silenciados. Nomear estes silêncios convenientes surge para nós como um ato político, que busca provocar e evidenciar as características das exceções e discriminações que moldam as sociedades ocidentais, através de mecanismos que privilegiam o ponto de vista do opressor em detrimento daqueles que nunca tiveram voz e só puderam existir como um "não ser".

Tendo em vista um processo histórico de violência, abusos e de silenciamentos, a cada jovem negro(a) agredido(a) um pouco da esperança é asfixiada em camburões, becos, favelas e celas, porém é necessário seguir em frente, a fim de honrar as conquistas obtidas pela ancestralidade e possibilitar que, futuramente, meninos e meninas negros(as) não precisem temer por suas vidas ao sair de casa para estudar e/ou trabalhar. Manter as políticas de inclusão e possibilitar o acesso à dignidade em todas as suas facetas é uma pauta urgente, sendo dever de todos(as) refletir acerca dos privilégios da branquitude e lutar contra o racismo.

Confira a programação do evento.

PORTARIA nº 27, de 08 de novembro de 2022 - Estabelece a pontuação para as ações realizadas no Projeto “Isso é Coisa de Pret@” e na Jornada Esportiva, Científica e Cultural do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe para o 4º bimestre do ano letivo de 2022 em todos os componentes curriculares

Atualizado em: Ter, 08 de novembro de 2022, 17:22