Seg, 21 de novembro de 2022, 10:06

O projeto de pesquisa “Educação Ambiental como ferramenta para conscientização: Um estudo de caso do Colégio de Aplicação da UFS” desenvolve ações de preservação ambiental no CODAP/UFS
Preservação ambiental e do patrimônio escolar perpassam as ações do projeto

O projeto “Educação Ambiental como ferramenta para conscientização: Um estudo de caso do Colégio de Aplicação da UFS” é desenvolvido, ao longo do ano letivo, pelas professoras Dra. Clêane Oliveira dos Santos e Msc. Marcléia Elias Moura e conta com a participação de cinco bolsistas envolvidas: Dayanne Letícia dos Santos ( Bolsista PIBIC Jr 2021-2022), Lorena Belisa dos Santos ( Bolsista PIBIC Jr 2021-2022), Letícia Reis Vasconcelos ( Bolsista PIBIC EM 2021-2022), Gilvânia Santos Reis ( Bolsista PIBIC EM 2022-2023) e Laís Alcântara Campos ( Bolsista PIBIC EM 2022-2023).

Neste mês de novembro, dias 03 e 04, como parte das ações do referido projeto, foi realizada pela equipe Codap Ambiental uma ação de conscientização e mobilização com os sextos anos do Colégio de Aplicação.

"Por uma educação ambiental" (Foto: arquivo pessoal)

“Essa ação teve por objetivo principal conscientizar os alunos das séries iniciais sobre a importância da conservação do ambiente e do patrimônio público escolar, mobilizando-os enquanto cidadãos críticos, responsáveis e parte integrante do espaço da Universidade”, disse a professora Clêane Oliveira dos Santos.

No primeiro momento foi realizada uma palestra com atividades lúdicas sobre Educação Ambiental e Conservação do patrimônio escolar.

Bolsistas do projeto (Foto: arquivo pessoal)

No segundo momento foi feita a coleta de lixo nos arredores da escola. A ação contou ainda com a participação das bolsistas de iniciação científica do projeto, com o apoio do Grêmio Estudantil, dos alunos do primeiro ano do ensino Médio e da equipe técnico-pedagógica.

Alunos dos 6º anos fazendo coleta de lixo nos arredores do Codap (Foto: arquivo pessoal)

Segundo a bolsista envolvida no projeto, Letícia Reis Vasconcelos, “essa ação ambiental realizada durante esses dois dias foi muito produtiva e gratificante, além de ser possível conhecer mais sobre um assunto tão importante e relevante nos tempos atuais que é a Educação Ambiental, tivemos a oportunidade de, enquanto bolsistas de PIBIC-EM, passar nossos conhecimentos para alunos dos sextos anos. Os alunos se mostraram interessados e participaram da palestra e da dinâmica da coleta de resíduos e isso reafirma a importância de que, desde crianças, tenham uma visão ampla sobre a conservação ambiental, a reciclagem e o descarte correto do lixo. Então, fico realizada por participar desse projeto que viabiliza um mundo mais consciente e tenho certeza que os estudantes começaram a ter novas visões sobre esses assuntos”.

Finalização da coleta de lixo (Foto: arquivo pessoal)
Atualizado em: Seg, 21 de novembro de 2022, 10:30