Qui, 20 de abril de 2023, 14:38

Bicentenário de Nascimento - José Annunciação Pereira Leite (1823 - 2023)
Projeto de extensão desenvolvido pelo CODAP/UFS e pelo CEMUSE visa contribuir para o conhecimento e valorização do patrimônio musical local
B1

José Annunciação Pereira Leite (1823-1872), apelidado de Maestro Bochecha por seus contemporâneos, nasceu em São Cristóvão no tempo em que a cidade era a capital de Sergipe, e foi um músico com intensa atividade musical na província. Desempenhou diversas funções como maestro, instrumentista, compositor e professor, desencadeando um impacto significativo no contexto musical local no século XIX.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo (SE). Um dos espaços de atuação de José Annunciação Pereira Leite na cidade de São Cristóvão.

A memória em torno de sua trajetória e produção tem vindo a ser resgatada através de pesquisas musicológicas que tem possibilitado o levantamento de informações sobre José Annunciação. Os resultados destacam a atividade musical abrangente em que atuou como mestre de Música convidado do Corpo Policial de Sergipe a partir de 1853, em um período em que Aracaju passou a ser a nova capital, além de se ter tornado um dos conceituados professores de música que contribuiu para a formação musical de São Cristóvão e de Aracaju. Como compositor, José Annunciação produziu várias obras, abarcando tanto música sacra católica - com Missas, Salve Regina, Ladainhas - como também música de dança, modinhas, marchas e dobrados. A pesquisa sobre José Annunciação Pereira Leite tem impulsionado os estudos acerca de antigos mestres de música sergipanos.

Recorte do manuscrito Ladainha n° 2, música de José Annunciação Pereira Leite. Arquivo da Filarmônica de Itabaiana (SE), 2017.

Para celebrar a efeméride dos duzentos anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite e visando contribuir para o conhecimento e valorização do patrimônio musical local, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe lança o projeto de extensão “Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite” , que é idealizado e coordenado pela Profª Thais Rabelo juntamente com o Centro de Estudos em Musicologia e Patrimônio Musical Sergipano (CEMUSE) e que conta com a importante parceria do Departamento de Música da UFS (DMU/UFS), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFS), do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG (PPGMUS/UFMG). O Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

Encontra lugar de destaque entre as ações do Projeto a gravação do “Concerto Virtual Reflexos da Música Sancristovense (séculos XVIII e XIX)”. A gravação ocorrerá em São Cristóvão e o concerto será lançado no segundo semestre de 2023, ficando disponível na internet a todo o público. Somam-se ainda outras ações como como palestras e o III Encontro Sergipano de Musicologia, a ocorrer a partir do mês de maio do corrente ano. A ideia é que a comunidade possa participar das ações do Bicentenário do Maestro Bochecha, realizando inscrição pelo SIGAA.UFS. Informações mais detalhadas a respeito das ações, datas e inscrições serão divulgadas nos canais de comunicação da UFS e do CODAP, bem como no Instagram @musicologiasergipe.

Texto: Thais Rabelo (Doutora em Musicologia (UFMG), docente de Música no Colégio de Aplicação da UFS, e pesquisadora da Música na História de Sergipe Oitocentista).

Atualizado em: Qui, 20 de abril de 2023, 16:09