José Annunciação Pereira Leite (1823-1872), apelidado de Maestro Bochecha por seus contemporâneos, nasceu em São Cristóvão no tempo em que a cidade era a capital de Sergipe, e foi um músico com intensa atividade musical na província. Desempenhou diversas funções como maestro, instrumentista, compositor e professor, desencadeando um impacto significativo no contexto musical local no século XIX.
A memória em torno de sua trajetória e produção tem vindo a ser resgatada através de pesquisas musicológicas que tem possibilitado o levantamento de informações sobre José Annunciação. Os resultados destacam a atividade musical abrangente em que atuou como mestre de Música convidado do Corpo Policial de Sergipe a partir de 1853, em um período em que Aracaju passou a ser a nova capital, além de se ter tornado um dos conceituados professores de música que contribuiu para a formação musical de São Cristóvão e de Aracaju. Como compositor, José Annunciação produziu várias obras, abarcando tanto música sacra católica - com Missas, Salve Regina, Ladainhas - como também música de dança, modinhas, marchas e dobrados. A pesquisa sobre José Annunciação Pereira Leite tem impulsionado os estudos acerca de antigos mestres de música sergipanos.
Para celebrar a efeméride dos duzentos anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite e visando contribuir para o conhecimento e valorização do patrimônio musical local, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe lança o projeto de extensão “Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite” , que é idealizado e coordenado pela Profª Thais Rabelo juntamente com o Centro de Estudos em Musicologia e Patrimônio Musical Sergipano (CEMUSE) e que conta com a importante parceria do Departamento de Música da UFS (DMU/UFS), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFS), do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG (PPGMUS/UFMG). O Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
Encontra lugar de destaque entre as ações do Projeto a gravação do “Concerto Virtual Reflexos da Música Sancristovense (séculos XVIII e XIX)”. A gravação ocorrerá em São Cristóvão e o concerto será lançado no segundo semestre de 2023, ficando disponível na internet a todo o público. Somam-se ainda outras ações como como palestras e o III Encontro Sergipano de Musicologia, a ocorrer a partir do mês de maio do corrente ano. A ideia é que a comunidade possa participar das ações do Bicentenário do Maestro Bochecha, realizando inscrição pelo SIGAA.UFS. Informações mais detalhadas a respeito das ações, datas e inscrições serão divulgadas nos canais de comunicação da UFS e do CODAP, bem como no Instagram @musicologiasergipe.
Texto: Thais Rabelo (Doutora em Musicologia (UFMG), docente de Música no Colégio de Aplicação da UFS, e pesquisadora da Música na História de Sergipe Oitocentista).