Sex, 30 de junho de 2023, 08:58

ANIVERSÁRIO DO CODAP/UFS
O Colégio de Aplicação da UFS completa, em 2023, sessenta e quatro anos de existência e resistência. Uma data para rememorar e comemorar!
Whatsapp image 2023 06 29 at 19.17.35  1

Colégio de Aplicação da UFS – 64 anos de existência e resistência!

Fundado em 30 de junho de 1959, como Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, o Colégio de Aplicação da UFS completa, em 2023, sessenta e quatro anos de existência e resistência. Uma data para rememorar e comemorar!

O Colégio de Aplicação prossegue em suas mais de seis décadas incentivando o processo de aprofundar reflexões, propor experiências do gênero cognitivo, construindo laços de ensino e de aprendizado, estreitando as relações humanas, fincadas na salutar atitude do saber e na promoção de que o conhecimento consolida, prepara e transforma.

Nesse tempo, estudantes elevaram o nome do Colégio da Aplicação da UFS, da própria universidade e do estado de Sergipe, construindo muitas vezes o avanço das condições de vida própria ou coletiva e ainda, por vezes, dignificando o motivo de, estando em qualquer parte deste país ou fora dele, ser membro natural de nossa terra, fortalecendo o orgulho da sergipanidade.

E docentes incutiram o senso de estudar e formaram a juventude e se tornaram símbolos de cidadãos que promovem a sabedoria, e ainda, pelo seu trabalho, tiveram o reconhecimento de alunos, de pais, de pares e de instituições correlatas erguendo a plataforma da desafiante, questionadora, cativante experiência de ensinar. Esses docentes e servidores técnicos contribuíram com a expansão do conhecimento das gentes, ajudando a dissipar dúvidas e insucessos, resistindo a adversidades.

Por fim, ao longo dessa trajetória, o Colégio de Aplicação mudou de denominação, de local de funcionamento e de organização administrativa e pedagógica e ofertou diferentes níveis de ensino. E, a partir de 1968, inserido na Universidade, procurou desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essas mudanças foram resultantes de ações de personagens que contribuíram para a formação de parcela da juventude sergipana e lutaram pela continuidade e permanência do Colégio de Aplicação na estrutura da Universidade Federal de Sergipe. Assim, essa é uma data para também agradecer o trabalho de todos os professores, técnicos e estudantes que contribuíram e contribuem para a existência do Colégio de Aplicação da UFS no decorrer dessa trajetória.

Que estejamos prontos para inovar e experimentar ações pedagógicas que continuem comprometidas com uma formação cidadã, livre, consciente e responsável!

Feliz Aniversário para o Colégio de Aplicação da UFS!

Texto:

Alfredo Bezerra dos Santos