Sex, 05 de abril de 2024, 15:26

Lançamento do livro: Meu verdadeiro país é a língua francesa – Trajetória do professor Dario Pagel, de autoria de Ricardo Costa
O lançamento ocorreu na última terça-feira, 2 de abril de 2024

Ricardo Costa, professor de francês do Colégio de Aplicação da UFS, leciona na Instituição há mais de 10 anos. O livro intitulado "Meu verdadeiro país é a língua francesa – Tajetória do professor Dario Pagel", é a quinta obra do autor. O evento de lançamento que aconteceu no dia 02 de abril de 2024, contou com a presença de algumas autoridades da Universidade Federal de Sergipe, colegas da docência e também discentes do CODAP.

Sobre a obra

A trajetória de Dario coincide com o percurso de muitos professores de Francês, que contribuem para que a luz da francofonia se mantenha sempre acesa. Sua existência se mistura à da língua francesa. Para além do trabalho, Pagel fez dela uma profissão de fé, tomando-a para si como uma missão, daí o título deste livro, retirado de um de seus discursos: "Parce que mon véritable pays, c’est la langue: la langue française. Ici, je suis au cœur de ce pays, de cette langue." Todo percurso feito por ele está conectado a uma grande rede, e as intersecções entre o sujeito e o universo ao seu redor configuram-se como um tecido, costurado com histórias de vida. Dario Pagel é um capítulo fundamental da história recente da promoção da língua francesa no Brasil e no mundo. Seu arquivo pessoal é uma riquíssima fonte para futuros estudos; nele, não se encontram apenas traços da vida de um sujeito, mas documentos a testemunhar os entrecruzamentos entre instituições fomentadoras do Francês, assim como a memória da vida associativa francófona.

Texto: Ricardo Costa


Professores Ricardo Costa e Dario Pagel na apresentação do livro (imagem cedida pelo autor)
Professores Ricardo Costa e Dario Pagel na apresentação do livro (imagem cedida pelo autor)
Atualizado em: Sex, 05 de abril de 2024, 16:03
Notícias UFS