O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe promoverá o IX Encontro Sergipano da Educação Básica (ESEB) que será realizado nos dias 28 a 30 de agosto de 2024. O evento contará com mesas redondas, sessões de comunicação oral e painéis, minicursos e oficinas, roda de conversa e atividades culturais.
Previsão de publicação digital: anais com os trabalhos completos.
PÚBLICO ALVO: Docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e do Ensino Superior; estudantes de Graduação e de Pós-Graduação; dirigentes de escolas, coordenadores(a)s pedagógicos(as); pedagogos(as), psicólogos(as), psicopedagogos(as) e demais profissionais de áreas afins à educação.
REALIZAÇÃO: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS)
APOIO: Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica (NEPEEB) e Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagens na Educação Básica (GPEA).
CONTATOS E INFORMAÇÕES:
Site: https://codap.ufs.br/pagina/22208-eseb-encontro-sergipano-de-educacao-basica
Email: esebnepeebcodap@gmail.com
INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO |
- Portal cursos e eventos do SIGAA/UFS.
Modalidades e opções de inscrição:
1. Participante (ouvinte) sem apresentação de trabalho
● Inscrição pelo sistema SIGAA – Portal UFS – inscrever-se no evento e nas subações (mesas redondas, roda de conversa e sessões de comunicação oral e painéis);
2. Participante com apresentação de trabalho
● Inscrição pelo sistema SIGAA – Portal UFS – inscrever-se no evento e nas subações (mesas redondas, roda de conversa e sessões de comunicação oral e painel);
● Envio de Resumo por meio de formulário disponível no link:
https://forms.gle/duss4vnbHm7jPYFYA
NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
1- Autores(as):
● Cada participante inscrito(a) tem direito a enviar até 02 (dois) trabalhos, independentemente de ser como autor(a) ou coautor(a).
● É permitida a assinatura de 1 (um(a)) autor(a) + 2 (dois/duas) coautores(as) para cada trabalho inscrito (estando incluso o(a) orientador(a)).
● Os(As) orientadores(as) são autorizados(as) a assinar no máximo dois trabalhos em coautoria. Nos demais, o seu nome deve constar em nota de rodapé, acompanhado da referência “orientador(a)”.
2- Seleção dos resumos simples para envio posterior dos trabalhos completos:
Os resumos simples devem ser submetidos no período de 02 a 31 de maio de 2024 por meio de formulário próprio para este fim (https://forms.gle/duss4vnbHm7jPYFYA). A confirmação do aceite para posterior envio do trabalho completo ocorrerá até 28 de junho de 2024.
Caso seja aprovado, o trabalho completo deverá ser enviado para a comissão do evento, dentro do prazo presente no cronograma. O conteúdo dos resumos simples e trabalhos completos aceitos, que posteriormente serão publicados nos anais do evento, é de completa responsabilidade dos(as) autores(as) e coautores(as).
Os resumos simples submetidos deverão vincular-se a um dos eixos temáticos abaixo:
1. Políticas públicas e gestão da educação
2. Políticas afirmativas e diversidades
3. Práticas pedagógicas na educação básica
4. Planejamento e Avaliação educacional
5. Meio ambiente
6. História, Memória, Arquivo, Escola e Educação
7. Materiais didáticos
8. Formação docente
9. Educação Inclusiva de estudantes PcD na educação básica
10. Currículo
3- Regras de submissão do resumo simples:
● A submissão do resumo se dará por meio de envio de formulário disponível no link:
https://forms.gle/duss4vnbHm7jPYFYA .
● O resumo deve ser redigido em português e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (com informações sobre resultados e discussão) e conclusões. Deve possuir no mínimo 400 e no máximo 600 palavras e vincular-se a um dos eixos do IX Encontro Sergipano da Educação Básica (ESEB).
● Devem ser informadas palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5.
● Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão rejeitados.
4- Normas para submissão de minicurso e oficina
Serão selecionadas até 18 propostas de minicurso para o IX ESEB.
Toda proposta de minicurso e oficina submetida ao IX ESEB deverá estar em consonância com um dos eixos temáticos do evento.
Cada minicurso e oficina selecionado será ofertado com base nos horários previstos na programação do evento.
Cada minicurso e oficina poderá ter duração de 2 (duas) ou 4 (quatro) horas, conforme a programação do evento.
Cada proposta de minicurso e oficina poderá ter até 3 (três) autores(as).
A emissão da certificação e a publicação nos anais está condicionada à ministração do minicurso e oficina.
O número de participantes para cada minicurso e oficina será de acordo com o local que deverá ser solicitado no ato da submissão da proposta.
Nos locais de realização de minicurso e oficina, estão descritos os materiais disponibilizados pela organização do evento. Qualquer outro material a ser utilizado deve ser de responsabilidade dos(as) proponentes.
Os(as) autores(as) devem deixar claro na apresentação da proposta se os(as) participantes vão precisar de utilizar notebooks pessoais durante as atividades ou se vão precisar de algum material específico para participação.
Para preparar o espaço onde ocorrerá o minicurso e a oficina, os(as) autores(as) deverão chegar 30 minutos antes do horário estabelecido.
O texto da proposta de minicurso e oficina deverá ser em documento doc ou docx.
O resumo expandido deve ser redigido em português e deve conter: introdução (com apresentação, justificativa e objetivos), fundamentação teórica, metodologia e resultados esperados. Deve possuir no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras e vincular-se a um dos eixos temáticos do IX Encontro Sergipano da Educação Básica (ESEB).
Devem ser informadas palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5.
Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão rejeitados.
Modelo de resumo expandido: https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/20981/Modelo_para_resumo_expandido_minicurso_oficina_-_IX_ESEB_2024.docx
As propostas de Minicursos e Oficinas devem ser enviadas por meio do formulário:
https://forms.gle/PMDKTAMGickJr2nc8
5- Critérios utilizados para a seleção dos trabalhos:
● Vinculação com o eixo temático selecionado.
● Fundamentação teórica em conformidade com a temática escolhida.
● Clareza na comunicação escrita (coerência e coesão textual; correção ortográfica e gramatical; adequação às normas).
● Apresentação de resultados parciais ou conclusivos (de pesquisa em andamento/concluída ou relato de experiência) ou pertinência das conclusões do estudo teórico (bibliográfico ou documental).
6- Regras para apresentação da comunicação oral:
● A comunicação oral refere-se à apresentação de pesquisa concluída ou em andamento ou de relatos de experiência.
● A comunicação oral poderá ser realizada pelo(a) autor(a) ou pelos(as) coautores(as).
● As comunicações serão organizadas por eixo temático, conforme descrição presente no tópico 2
“seleção dos resumos simples para envio posterior dos trabalhos completos”.
● Cada comunicação terá duração de, no máximo, 15 minutos. Ao final de cada bloco de exposição, haverá um tempo para debate.
7- Regras para apresentação dos painéis:
● O painel poderá apresentar relatos de experiência ou resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, em nível de Iniciação Científica EM e Júnior, realizadas por pesquisadores(as) e/ou autores(as) estudantes da Educação Básica.
● As apresentações dos painéis ocorrerão em espaço a ser informado no Colégio de Aplicação. Os expositores devem chegar com 30 minutos de antecedência para colocar seus painéis nos locais indicados pela organização para sua exposição.
● O painel deve seguir a estrutura do resumo simples com introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento (com informações sobre resultados e discussão), conclusões e palavras-chave (no mínimo 3 e máximo de 5). A inclusão de fontes financiadoras do trabalho é obrigatória e de agradecimentos é opcional.
● Tamanho: deve ter 90 cm de largura por 100 cm de altura.
● Tipo de letra: letra Arial, legível a pelo menos dois metros de distância, na cor preta. Sugere-se o título principal com tamanho 88, títulos de seções com tamanho 31 e conteúdo das seções com tamanho 28 (mínimo).
● Formatação: o painel deverá atender ao formato disponível no link do modelo.
● Na construção do painel, utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.
● Não será permitido o uso de computador, microfone e/ou outros equipamentos eletroeletrônicos durante a apresentação dos painéis. A comunicação será realizada exclusivamente pelos(as) autores(as) do trabalho, na data e período estabelecido.
● Os trabalhos de Iniciação Científica EM e Júnior deverão ser apresentados exclusivamente pelos estudantes da Educação Básica envolvidos nos projetos.
● Os trabalhos devem ser apresentados conforme o modelo, que contém maiores detalhamentos sobre a formatação e diretrizes de organização. Os expositores contarão com suporte para pendurar os painéis que contenham cordão, dentro do horário programado.
Modelo do painel: https://daffy.ufs.br/uploads/tmp/1715882626-8-4586/Modelo_Banner_-_IX_ESEB_2024__1_.pdf
8- Regras de envio do trabalho completo:
● O trabalho completo deverá ser enviado no período de 28 de junho a 26 de julho de 2024 e deve trazer reflexões decorrentes de relatos de experiência ou resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, em nível de Iniciação Científica EM e Júnior, realizadas por pesquisadores(as) e/ou autores(as) estudantes da Educação Básica.
● Somente serão inseridos nos anais do evento, disponíveis posteriormente no site, os trabalhos completos apresentados no evento.
● Os trabalhos só poderão ser apresentados, durante o evento, por seus/suas respectivos(as) autores(as) ou coautores(as). Contudo, não é obrigatória a presença de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as), embora seja desejável. Um trabalho poderá ser apresentado por um(a) só autor(a) ou coautor(a).
● O trabalho deverá ser enviado uma única vez. Não serão aceitos pedidos de novo envio, troca de texto, modificação de autores(as). Gentileza verificar todas essas informações antes de efetuar a submissão do trabalho completo.
● Todos os trabalhos completos aprovados e apresentados serão publicados integralmente em meio virtual nos Anais do evento.
9- Estrutura do trabalho completo a ser enviado:
● O trabalho completo deve conter, no mínimo, 8 e, no máximo, 15 páginas, sendo redigido em português, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margem de página de 2 cm em todos os lados, justificado, margem de parágrafo 1,25 e sem dividir palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras grafadas em itálico.
● O trabalho completo deve ser estruturado da seguinte forma: título, resumo, palavras- chave, abstract, key-words, introdução, metodologia, desenvolvimento (com informações sobre resultados e discussão), conclusões e referências. Notas de rodapé são opcionais.
● O documento deve ser submetido em formato doc. ou docx.
● Título do trabalho completo deve conter a ideia precisa do conteúdo e, ser escrito em letras maiúsculas (tamanho 14), negrito e centralizado.
● A identificação (nome) dos autores deve aparecer na ordem correta de autoria, seguido da titulação, do nome da instituição a qual faz parte e do e-mail. O texto deve estar alinhado à direita.
● A identificação do eixo temático ao qual pertence o trabalho deve vir abaixo do(s) autor(es) e alinhado à esquerda.
● O resumo e o abstract devem conter, cada, de 100 a 200 palavras. Não deve ser redigido em primeira pessoa e deve incluir tema geral, objetivos, metodologia e principais conclusões.
● As palavras-chave e key-word devem ser, no mínimo, 3 e, no máximo, 5, nas duas línguas.
● As citações dentro do parágrafo devem estar escritas entre aspas e sem itálico.
● Transcrever as citações (com mais de três linhas) com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Times New Roman com tamanho 10, normal, e espaçamento simples.
● Agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé junto ao título. Eles não podem conter referências, diretas ou indiretas, à autoria.
● Elementos gráficos (tabelas, quadros, gráficos, figuras, fotos, desenhos e mapas) são permitidos, desde que numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Os elementos gráficos devem estar em formato original que permita edição, no corpo do texto.
● Imagens coloridas e em preto e branco, digitalizadas eletronicamente em .jpg com resolução e dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.
● As notas de rodapé são de caráter explicativo e devem ser evitadas. Utilizadas apenas como exceção, quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas terão numeração consecutiva, em arábicos, na ordem em que aparecem no texto e devem ser escritas com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificada.
● As referências devem aparecer em lista colocada ao final do trabalho completo, em ordem alfabética e cronológica. Devem seguir as normas da ABNT em vigor e devem ser completas, contendo, por exemplo, as páginas inicial e final de artigos e capítulos de livros, nomes dos tradutores de obras, cidade e editora de publicação de livros, etc. Os títulos de periódicos devem ser fornecidos por extenso e não abreviados.
● A redação dos artigos deve ser concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão.
Modelo do artigo: https://daffy.ufs.br/uploads/tmp/1715884235-8-7682/Modelo_para_artigo_-_IX_ESEB_2024__1_.docx
CERTIFICADOS:
Certificado de participação geral no evento e certificado de apresentação de trabalho(s) são diferentes e acumuláveis, uma vez que se trata de dispositivos diferentes. Os certificados de participação geral no evento serão disponibilizados via SIGAA e os certificados de apresentação de trabalho(s) enviados por e-mail, ambos posteriormente à ocorrência do evento.
Somente receberão os certificados:
a) de participação geral no evento - aqueles que tiverem no mínimo 75% de presença nas atividades;
b) de apresentação de trabalho(s) - para o(a) participante que apresentou seu trabalho no evento.
10- Cronograma
Inscrições de propostas de Minicursos e oficinas | 02 a 31/05/2024 |
Inscrições com apresentação de trabalhos (Submissão de resumos) | 02/05 a 10/06/2024 |
Avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica | Até 25/06/2024 |
Publicação da lista de trabalhos aprovados | 28/06/2024 |
Submissão de textos completos | 28/06 a 26/07/2024 |
Inscrições para participantes sem apresentação de trabalhos | Até 20/08/2024 |
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof.a Dr.a Alessandra Pereira Gomes Machado (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Anézia Maria Fonsêca Barbosa (CODAP/PRODEMA/UFS)
Prof. Me. Carlos Rodolfo Sampaio (CODAP/UFS)
Prof.a Me. Éccia Alécia Barreto (CODAP/UFS)
Prof.a Me. Érica de Oliveira Jarske (CODAP/UFS)
Prof. Dr. Gilderman Silva Lázaro (CODAP/UFS)
Psic. Dr.a Helma de Melo Cardoso (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Josevânia Nunes Rabelo (CODAP/UFS)
Prof. Dr. Marcelo de Sant’Anna Primo (CODAP/PPGF/UFS)
Prof.a Me. Marcléia Elias Moura (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Marília Menezes Nascimento Souza Carvalho (CODAP/UFS)
Prof.a Me. Mariza Alves Guimarães (CODAP/UFS)
Prof.a Dr.a Thaís Fernanda Vicente Rabelo Maciel (CODAP/UFS)