No último dia 08 de agosto de 2024, o professor de espanhol do Colégio de Aplicação da UFS, Antônio Carlos Silva Júnior, recebeu o Prêmio Mario González 2024, na área de Estudos de Linguagem / Ensino de Língua, no XIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, na Universidade Federal de Santa Catarina. O evento de âmbito nacional é organizado pela Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), ocorre a cada dois anos e tem como objetivo intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes instituições, que se dedicam aos estudos do hispanismo.
O título do prêmio concedido é uma homenagem ao professor Mario González, membro fundador da ABH e seu primeiro presidente em dois mandatos consecutivos (2000-2004).
A tese de doutorado premiada tem como título “Nós do Sul na Educação Básica: suleando a práxis docente e a educação linguística em espanhol em contexto sergipano”, foi desenvolvida dentro do programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e orientada pela professora Marcia Paraquett. Seu objetivo geral foi propor alternativas para o suleamento da práxis docente e da educação linguística em espanhol na Educação Básica, a partir de experiências com docentes de língua espanhola em formação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no contexto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS).
O processo da pesquisa possibilitou uma rica elaboração de materiais didáticos que foram levados para a sala de aula da Educação Básica e concebidos em diálogo com demandas levantadas por estudantes do CODAP/UFS sobre pessoas indígenas, negras, mulheres e LGBTQIA+, para mobilizar, em aulas de espanhol, o respeito às diferenças e o combate aos preconceitos.
Segundo o professor Carlos Júnior, “o prêmio é significativo para a área dos estudos hispânicos no Brasil e representa o reconhecimento nacional entre pesquisas que envolvem a língua espanhola em diferentes campos investigativos. Além disso, é muito importante que uma pesquisa desenvolvida no contexto da Educação Básica seja destacada por esse prêmio, pois isso evidencia a relevância da presença da língua espanhola na escola, desde uma perspectiva que valoriza o respeito às diferenças, apesar da instabilidade que caracteriza a oferta do espanhol no Ensino Médio brasileiro nos últimos anos”.
A tese será publicada como e-book pela Coleção Hispanismo da ABH e pode ser acessada no Repositório da UFBA através do seguinte link: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39175