Qui, 19 de setembro de 2024, 17:31

Pesquisa de Pibic Ensino Médio (CODAP/UFS) na área da Música é apresentada em Congresso da ANPPOM em Salvador (BA)
A pesquisa é orientada pela professora de Música do CODAP, Thais Rabelo.

Alunos de Projeto de Iniciação Científica Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe participaram do XXXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), que este ano está sendo realizado na cidade de Salvador (BA). Flávia Lívia Olegário e Ivan Augusto, alunos do terceiro ano B, apresentaram um artigo sobre a Valsa durante a Belle Époque em Aracaju, fruto da pesquisa sob a orientação da Prof.ª Drª Thais Rabelo, e que contou com o apoio da CNPq. O projeto iniciou em 2023 e os resultados puderam ser apresentados na Universidade Federal da Bahia, no supracitado congresso que reúne pesquisadores da Música das várias regiões do Brasil, contando também com a participação de convidados internacionais.

O artigo passou pelo processo de submissão, sendo avaliado às cegas por pares eposteriormente aprovado para ser apresentado e publicado. Para Thais, que orientou a pesquisa e é professora de Música do Codap, essa foi uma experiência ímpar e de muita troca de conhecimento, possibilitando aos discentes uma maior aproximação com o universo acadêmico e também uma forma de reforçar o potencial da iniciação científica na Educação Básica perante à sociedade. Nas palavras da professora “Ter estudantes do Ensino Médio realizando uma pesquisa com empenho e seriedade, permitindo inclusive a participação em um evento de grande porte (voltado principalmente para a Pós- Graduação) e de terem o estudo reconhecido e aplaudido é sensacional! Além disso, é também uma forma de contribuir com a memória musical sergipana e com a sua difusão. Para Ivan Augusto, “participar do Congresso foi inovador e acolhedor. De certa forma, a experiência nos seminários de pesquisa do colégio foi importante para o sucesso nesta apresentação mais ampla e desafiadora”. Ao mesmo tempo, nas palavras de Flávia Lívia “ter participado de um evento como a ANPOM foi uma experiência singular e rica de toda a minha vida académica até hoje. Posso dizer que o contato com alguns pesquisadores e os seus trabalhos, que tivemos a oportunidade de conhecer, abriu os meus olhos para enxergar de uma outra maneira o mundo da pesquisa e sua dimensão, sobretudo na área da música. Poder compartilhar o nosso trabalho com outros pesquisadores acendeu em mim o desejo de estar envolvida em outros trabalhos de pesquisa e acredito que apontará o início de uma jornada acadêmica”.

O artigo “Muito além dos salões: estudo sobre a valsa em Aracaju (SE), no alvorecer do século XX” foi apresentado pelos discentes no Simpósio Temático “Acervos Musicais Brasileiros”, coordenado por Prof. Dr. Fernando Duarte (UFPA) e Prof. Dr. Paulo Castagna (UNESP) e será publicado nos Anais da ANPPOM 2024.

Os estudantes Lívia e Ivan, com a professora Thais na cerimônia de abertura do Congresso da ANPPOM, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Atualizado em: Qui, 19 de setembro de 2024, 17:47