Alunos de Projeto de Iniciação Científica Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe participaram do XXXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), que este ano está sendo realizado na cidade de Salvador (BA). Flávia Lívia Olegário e Ivan Augusto, alunos do terceiro ano B, apresentaram um artigo sobre a Valsa durante a Belle Époque em Aracaju, fruto da pesquisa sob a orientação da Prof.ª Drª Thais Rabelo, e que contou com o apoio da CNPq. O projeto iniciou em 2023 e os resultados puderam ser apresentados na Universidade Federal da Bahia, no supracitado congresso que reúne pesquisadores da Música das várias regiões do Brasil, contando também com a participação de convidados internacionais.
O artigo passou pelo processo de submissão, sendo avaliado às cegas por pares eposteriormente aprovado para ser apresentado e publicado. Para Thais, que orientou a pesquisa e é professora de Música do Codap, essa foi uma experiência ímpar e de muita troca de conhecimento, possibilitando aos discentes uma maior aproximação com o universo acadêmico e também uma forma de reforçar o potencial da iniciação científica na Educação Básica perante à sociedade. Nas palavras da professora “Ter estudantes do Ensino Médio realizando uma pesquisa com empenho e seriedade, permitindo inclusive a participação em um evento de grande porte (voltado principalmente para a Pós- Graduação) e de terem o estudo reconhecido e aplaudido é sensacional! Além disso, é também uma forma de contribuir com a memória musical sergipana e com a sua difusão. Para Ivan Augusto, “participar do Congresso foi inovador e acolhedor. De certa forma, a experiência nos seminários de pesquisa do colégio foi importante para o sucesso nesta apresentação mais ampla e desafiadora”. Ao mesmo tempo, nas palavras de Flávia Lívia “ter participado de um evento como a ANPOM foi uma experiência singular e rica de toda a minha vida académica até hoje. Posso dizer que o contato com alguns pesquisadores e os seus trabalhos, que tivemos a oportunidade de conhecer, abriu os meus olhos para enxergar de uma outra maneira o mundo da pesquisa e sua dimensão, sobretudo na área da música. Poder compartilhar o nosso trabalho com outros pesquisadores acendeu em mim o desejo de estar envolvida em outros trabalhos de pesquisa e acredito que apontará o início de uma jornada acadêmica”.
O artigo “Muito além dos salões: estudo sobre a valsa em Aracaju (SE), no alvorecer do século XX” foi apresentado pelos discentes no Simpósio Temático “Acervos Musicais Brasileiros”, coordenado por Prof. Dr. Fernando Duarte (UFPA) e Prof. Dr. Paulo Castagna (UNESP) e será publicado nos Anais da ANPPOM 2024.