Ter, 15 de outubro de 2024, 14:09

Docente do CODAP/UFS é aprovado na seleção do Programa Federal Caminhos Amefricanos
Edição Colômbia, do Ministério de Igualdade Racial/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MIR/CAPES)

O Professor Dr. Ewerthon Clauber de Jesus Vieira, docente de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFS, foi selecionado no edital nº 01/2024 da Capes para o CAMINHOS AMEFRICANOS: PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS SUL-SUL - EDIÇÃO COLÔMBIA. Este programa, focado no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Brasil, escolheu 50 educadores da educação básica de instituições públicas que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas para uma imersão em Bogotá, Colômbia, em conformidade com o Acordo de Cooperação Técnica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR).

Desde o início de sua carreira, o Professor Ewerthon Vieira se dedica a uma docência voltada para a transformação social. Nos últimos anos, ele tem explorado as interseções entre questões sociais e pautas étnico-raciais sob uma perspectiva sociológica. O professor enfatiza que o racismo e as intolerâncias culturais estão intimamente ligados às estruturas de desigualdade social e às condições socioeconômicas, tornando o racismo um elemento central dessas disparidades. Sua trajetória é marcada por uma agenda que promove a educação nas relações étnico- raciais de forma crítica. Com 15 anos de experiência na educação básica, sua atuação transformadora o aproximou de questões raciais e suas convergências com as ciências sociais. Desde sua chegada ao CODAP em 2019, sua agenda pessoal e coletiva ganhou impulso com a criação do Laboratório de Filosofia e Sociologia, especialmente na colaboração de projetos coletivos como “Isso é Coisa de pret@”, que abordam questões raciais, além das iniciativas do Cine CODAP, Ecodap e CODAP Convida, que buscam promover atividades educacionais antirracistas.

Adicionalmente, o professor coordena projetos de iniciação científica no ensino médio e na graduação, onde os temas “raça”, “racismo” e “branquitude” são analisados como fenômenos centrais. Esses conteúdos são abordados no currículo de Sociologia, desde o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental até as três séries do Ensino Médio. Atualmente, ele está à frente de três projetos, conduzidos junto ao grupo Krítica e o Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais (Labeurc): “(In)visibilidades raciais e planejamento urbano: aproximações temáticas entre as lógicas de produção contemporâneas e a questão racial”; “Entre ser e estar: reflexões sobre o (não) lugar de ser negro(a) nas experiências de estudantes cotistas da Universidade Federal de Sergipe”; e “Pedagogia Crítica e Educação de Relações Étnico-Raciais: reflexões sobre a importância de uma formação escolar antirracista”.

Com essa sólida trajetória e seu engajamento nas questões étnico-raciais, Ewerthon foi selecionado entre 254 candidatos, integrando a lista final de 50 professores que participarão da imersão na Colômbia, entre 4 e 18 de novembro de 2024. A comunidade escolar do CODAP/ UFS acolhe com alegria essa conquista e deseja que a experiência seja enriquecedora para o Professor Ewerthon, contribuindo ainda mais para a pauta antirracista em nossa instituição e na sociedade.

Logo caminhos amefricanos  1
Atualizado em: Ter, 15 de outubro de 2024, 14:41