ECODAP

Alunos do 3º ano do Ensino Médio participam do projeto de Ensino "Projeto de atividades pedagógicas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS" que tem como objetivo realizar 4 simulados em preparação para o ENEM e realizar a semana do ECODAP ao final de cada bimestre.

A semana do ECODAP consiste na realização de atividades, preferencialmente interdisciplinares. Para essa semana é criado um calendário com dia e horário de cada atividade que será realizada ou pelos professores, e/ou pelos alunos e/ou por convidados.

O nome ECODAP surgiu pensando-se numa programação especial para as turmas da 3ª série do Ensino Médio, como estratégia motivacional e de valorização do que está sendo realizado para eles e também por eles. A intenção não é revisar, nem parar para falar somente do ENEM nessa semana, pois há uma preparação do aluno desde sua chegada na escola, não só para este exame, mas para a vida e experiências que se depararão dentro e fora do contexto acadêmico.

E, vendo alguns significados da palavra ECO, há aquele utilizado na Física para “ressonância”. No entanto, existem sentidos figurados para o termo, como “repercussão”, “consequência”, “marca deixada por alguém devido aos seus feitos ou às suas qualidades”; “memória”, “recordação” “encontrar/ter eco: encontrar/ter apoio, ser bem recebido”. Se pensarmos no sentido figurado, há coerência com o que se pretende fazer nessa semana. Não só revisar alguns conteúdos ou estratégias, mas considerar as marcas deixadas durante todo o aprendizado, como tudo repercutiu, visitar as memórias, encontrar apoio e ser bem recebido pelos professores, entre outras coisas mais. Por fim, o ECODAP, faz um neologismo com as palavras ECO e CODAP, além da expressão “É CODAP!”. 

 

VEJA TAMBÉM

Projeto

Estudantes do Colégio de Aplicação se preparam para Enem em 2019

Projeto de atividades pedagógicas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS

Notícias