Pesquisa

O Cemdap tem proporcionado o desenvolvimento de projetos de pesquisa com o envolvimento de estudantes em diferentes níveis de formação: iniciação científica (educação básica e graduação), mestrado, doutorado.

  • Pesquisas concluídas:

1 - Constituição de acervo documental do Colégio de Aplicação: Organização de documentação escolar permanente, desenvolvido no período de 2013 a 2015, que contou com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPITEC/SE/CNPq/ PIBICJr e PIBIC/COPES/UFS).

2 - Ações de identificar locais de guarda de documentação permanente; separar e classificar os documentos e a organização física em pacotilhas. No decorrer dessas ações também foram coletadas informações a respeito da história da instituição e a reunião de objetos da cultura material.

3 - Organização do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação – Cemdap (2016-2017). Apoio do PIBIC/CNPq/UFS.

- Ações para a constituição do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap). Organização e ambientação do espaço do Cemdap, com a produção de painéis ilustrativos, e a continuação da organização documental e material para consulta.

4 - Composição de “banco de histórias” do Colégio de Aplicação (UFS). Combater “silêncios” e “esquecimentos” e preservar a memória institucional (2017-2018). Apoio do PIBIC/CNPq/UFS.

- Teve por objetivo a composição de um “banco de histórias” a respeito do Colégio de Aplicação por meio de narrativas de diversos agentes da ação educativa (diretores, professores, funcionários, estudantes), correspondente ao período de 1959 a 2008. Os produtos das entrevistas serão transformados em documentos de suporte preservacionista contribuindo para a salvaguarda da memória institucional, subsidiar pesquisas futuras, e a divulgação da memória e do patrimônio imaterial da Universidade Federal de Sergipe.

5 - “Percepções da realidade”. Memórias de estudantes egressos do Colégio de Aplicação (1960-1995)

  • Pesquisas em desenvolvimento:

- Preservação do patrimônio histórico educativo: organização do Arquivo do Colégio de Aplicação da UFS – Anne Emilie Souza de Almeida Cabral (Doutorado – PPGED/UFS).

- “Viveiro dos futuros professores”: Configurações do modelo “colégio de aplicação” na estrutura de universidades federais do Brasil (1948-1982) – Renilfran Cardoso de Souza (Doutorado – PPGED/UFS).

- Configurações do “Serviço de Orientação Educacional” Em Colégios de Aplicação: Um estudo dos tipos documentais e de práticas pedagógicas em Sergipe e Pernambuco (1966 - 1996) – Walna Patrícia de Oliveira Andrade (Doutorado – PPGED/UFS).

- A trajetória da professora Maria da Conceição Ouro Reis entre letras e magistério no Colégio de Aplicação da UFS – Alfredo Bezerra dos Santos (Mestrado – PPGED/UFS).

- A constituição do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (1959-1968) e o delineamento do perfil discente – Rafaela Cravo de Melo (Mestrado – PPGED/UFS).

- Ações de preservação do patrimônio histórico-educativo nos Colégios de Aplicação: contribuições para a História da Educação – Paulo Mateus Silva Vieira (Mestrado – PPGED/UFS).