Dia da Matemática no CODAP

O dia da Matemática é comemorado informalmente há muito tempo pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Em 2004, porém, o Congresso Nacional aprovou a lei nº 12.835 de autoria da deputada Raquel Teixeira que instituía, formalmente, o dia 06 de maio como o Dia Nacional da Matemática. Essa lei, no entanto, foi sancionada apenas em 2013 pela então Presidenta da República Dilma Rousseff.

A proposta da deputada tinha como objetivo que o Ministério da Educação e da Cultura incentivasse atividades educativas e culturais nessa data, visando refletir sobre o ensino e aprendizagem da disciplina. A escolha pelo dia 06 de maio foi uma homenagem ao grande educador, matemático e escritor brasileiro Malba Tahan cujo o verdadeiro nome é Júlio César de Mello e Souza.

Júlio César nasceu no Rio de Janeiro em 06 de maio de 1895. Formou-se em Engenharia Civil, porém nunca exerceu a profissão, dedicando-se a lecionar Matemática e escrever. Criou novas técnicas de ensino que envolviam jogos, histórias, problemas e desafios matemáticos para tornar a disciplina mais atraente para seus alunos.

Como escritor, publicou mais de 120 trabalhos que inspiram muitos professores até os dias atuais, sendo 51 destes voltados à Matemática. Seu livro “O homem que calculava” ganhou destaque e ficou famoso pelos enigmas matemáticos expostos dentro de uma trama envolvente.

No Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, comemoraremos essa data com exibição de filmes ligados à Matemática, dinâmicas e brincadeiras (com a participação dos residentes docentes) e palestras motivacionais sobre diversos temas matemáticos do cotidiano dos estudantes. As atividades são realizadas em turno oposto ao das aulas regulares de cada turma.