Feira da Francofonia

Feira da Francofonia  do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) foi criada no ano de 2013, com o objetivo de divulgar a cultura em língua francesa e demonstrar a importância desse idioma na formação dos alunos da Escola Básica. Refutava-se, neste sentido, o discurso insipiente que decreta a morte da língua francesa. Vale ressaltar que o Colégio de Aplicação é a única escola do Estado de Sergipe a conservar o francês em sua grade curricular. Em 2014, a Feira da Francofonia/CODAP torna-se parte do calendário escolar do Colégio de Aplicação e ganha o nome da Prof.ª Isolina Maria Nery Tavares, homenagem à professora que muito fez pela disciplina língua francesa e pelo crescimento do colégio. Com o intuito de vivenciar a cultura dos países francófonos, em cada edição, as turmas são divididas por países e aspectos culturais, através de um sorteio. Em 2014, por exemplo, foram priorizados os países de língua francesa participantes da Copa do Mundo no Brasil. Apesar do idioma francês ser o ponto de partida, professores de outras áreas contribuem com a atividade, pois envolvendo toda escola, pode-se explorar diversos aspectos dos países em foco.

Atualmente, os professores responsáveis pela proposta e pelo componente curricular Língua Francesa no CODAP/UFS são Ricardo Costa dos Santos e Isabel de Fátima Rodrigues Silva.